Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

PSP lança operação contra tráfico de armas. Já foram detidas 27 pessoas

Investigação incide num grupo de suspeitos de venda ilegal de armas de fogo e munições. A PSP está a dar cumprimento a dezenas de mandados de busca.

PSP lança operação contra tráfico de armas. Já foram detidas 27 pessoas
Notícias ao Minuto

08:05 - 11/07/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País PSP

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, está a levar a cabo, esta terça-feira, uma operação de grande dimensão de combate ao tráfico de armas, que abrange os distritos de Lisboa, Santarém e Leiria. Estão a ser cumpridos 80 mandados de busca - 75 domiciliárias e cinco não domiciliárias, em estabelecimentos comerciais.

Pelas 10h32, a operação ainda estava a decorrer e já tinham sido detidas pelo menos 27 pessoas e apreendidas 69 armas de fogo - incluindo uma arma das forças de segurança furtada, segundo confirmou fonte policial. Foram ainda apreendidos coletes balísticos, gás pimenta, bastões extensíveis, soqueiras, entre outras armas, cujo número não foi ainda contabilizado.

Em comunicado, a força de segurança explicou que "a operação surge na sequência de uma investigação, que dura há cerca de ano e meio, delegada pelo Departamento de Central de Investigação e Acção Penal na Polícia de Segurança Pública, e incide num grupo de suspeitos de venda ilegal de armas de fogo e munições".

De acordo com a PSP, existem "fortes indícios de que este grupo tenha posto a circular ilegalmente dezenas de armas de fogo e uma quantidade considerável de munições de vários calibres".

Na operação participam centenas de polícias do Comando Metropolitano de Lisboa, do Comando Distrital de Setúbal da PSP, da Unidade Especial de Polícia, do Departamento de Armas e Explosivos, contando ainda com a colaboração da GNR na área da sua competência.

O DCIAP revelou, entretanto, uma nota de imprensa que aponta para a suspeita da prática dos crimes de tráfico de armas e de detenção de arma proibida.

"Indicia-se que os suspeitos adquiriam e revendiam armas de fogo, munições e componentes, sem que tivessem licença para o efeito e sem que os compradores tivessem licença para essa aquisição. Indicia-se igualmente que um dos suspeitos, que gere um estabelecimento comercial de espingardaria, participava nessas vendas ilícitas e as ocultava", refere a nota do MP.

[Notícia atualizada às 10h48]

Leia Também: Operação da PSP contra tráfico de armas em Lisboa, Santarém e Leiria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório