Em comunicado de imprensa, o Comando Regional dos Açores da PSP adianta que a detenção ocorreu em flagrante delito e que os agentes encontraram na posse do arguido uma "quantidade considerável de droga sintética, dinheiro e outros artefactos associados à atividade criminosa, designadamente munições de calibre proibido e uma soqueira".
A investigação, realizada durante vários meses, permitiu apurar que o arguido, com um "pesado cadastro criminal por crimes de moldura penal grave", saiu da prisão há cerca de dois anos, devido a uma pena pelo mesmo tipo de crime", mas "tem vindo desde essa altura a traficar droga sintética", denominada "Alpha -PHP".
Trata-se de um produto com "nefastas consequências para a saúde" dos consumidores e que "tem vindo a ter elevada procura na ilha de São Miguel".
As investigações permitiram ainda "colher fortes indícios da prática de crime de violência doméstica" que o arguido, de 66 anos, tem supostamente praticado.
O Comando Regional dos Açores acrescenta que a investigação vai prosseguir e terá "em linha de conta o crime de violência doméstica, também de moldura penal grave".
A medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, foi aplicada pelo Tribunal de Ponta Delgada após primeiro interrogatório judicial.
Leia Também: Açores. Programa de Capacitação de Agricultores com 2 milhões em formação