Segundo o gabinete de comunicação da Câmara Municipal da Sertã, todos os estabelecimentos de ensino do concelho estão hoje encerrados e irão retomar o seu normal funcionamento na quarta-feira.
Esta decisão foi tomada na segunda-feira, em estreita colaboração com os estabelecimentos de ensino, no contexto da falha energética, caso a energia não fosse reposta até às 22:00.
De acordo com a autarquia, como a reposição do fornecimento de energia elétrica apenas aconteceu cerca das 22:45, os estabelecimentos escolares do Agrupamento de Escolas da Sertã, Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim, estão encerrados hoje.
À Lusa, a mesma fonte confirmou que, à exceção dos estabelecimentos escolares, todos os serviços municipais estão a funcionar dentro da normalidade habitual, não se verificando qualquer constrangimento.
Assim, para além da Câmara Municipal da Sertã, todas as infraestruturas municipais estão a funcionar nos moldes e horários habituais.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, situação que continua sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades foram algumas das consequências do "apagão".
O restabelecimento de energia aconteceu de forma gradual ao longo do dia, começando pela zona Centro do país.
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje que o serviço está totalmente reposto e normalizado.
Leia Também: APREN defende transição energética "em paralelo" com "rede mais robusta"