Dois agentes da Polícia Municipal de Madrid salvaram, na passada quinta-feira, a vida de uma turista portuguesa, de 37 anos, que desmaiou após consumir droga sintética, revela o El Mundo esta quarta-feira.
De acordo com o jornal espanhol, a mulher "ficou inconsciente, sem ar e sofreu uma paragem cardíaca" depois de misturar MDMA com álcool.
Alertados por um amigo da portuguesa, pelas 6h da manhã, para o que se estava a passar, dentro de um apartamento arrendado na zona de Lavapiés, os polícias municipais correram para o local, munidos com um desfibrilador portátil que tinham no carro, ao mesmo tempo que ligavam para o número de emergência médica.
Quando chegaram ao apartamento, encontraram a mulher inconsciente, tiraram-na da cama e colocaram-na virada para cima, no chão do quarto, de forma a conseguirem aceder às suas vias respiratórias.
Em seguida, iniciaram a manobra de reanimação cardiopulmonar, uma vez que não lhe conseguiam sentir nem pulso nem respiração. Posteriormente, utilizaram o desfibrilhador.
Os serviços de emergência médica chegaram cerca de 20 minutos após os polícias municipais terem sido alertados para a situação e continuaram com as manobras já iniciadas. 10 minutos depois, a mulher voltou a ter pulso e a respirar.
Depois de estabilizada, a mulher foi transferida para o Hospital da Fundação Jiménez Díaz.
Tanto os profissionais de saúde como as testemunhas que estavam no local garantiram ao Le Mundo que só graças à rápida intervenção dos polícias municipais e ao conhecimento dos primeiros socorros pela parte destes, foi possível reverter o estaado em que a mulher se encontrava.
Leia Também: Assaltavam residências. Acabaram apanhados com milhares de doses de droga