O primeiro-ministro português, António Costa, deu conta de que debateu "situação política internacional e regional, com particular destaque para a África Ocidental", com o presidente do Gana, Nana Akufo-Addo.
Numa série de publicações na rede social Twitter, António Costa reforçou, neste sentido, que "Portugal é um parceiro empenhado na estabilidade e no desenvolvimento da região".
O chefe do Governo português apontou ainda que existe "uma importante presença de empresas portuguesas no Gana, mas também potencial para esta crescer, como demonstrou o Fórum Económico realizado hoje", no "âmbito da visita de Estado" que o presidente do Gana "está a fazer a Portugal".
A vinda de Nana Akufo-Addo possibilitou ainda, entre ambas as partes, a "assinatura de três instrumentos jurídicos que vão reforçar" a "cooperação" entre os dois países "nos domínios da defesa e político-diplomático".
Discutimos também a situação #política internacional e regional, com particular destaque para a #África Ocidental. #Portugal é um parceiro empenhado na estabilidade e no desenvolvimento da região. pic.twitter.com/YcasLTUyA1
— António Costa (@antoniocostapm) July 19, 2023
Na terça-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou esses mesmos acordos entre Portugal e Gana em áreas do investimento à defesa e afirmou que os dois países têm "os mesmos pontos de vistas nos assuntos multilaterais".
Numa intervenção em inglês, Marcelo Rebelo de Sousa apontou o Gana como "um país-chave em África" e qualificou Nana Akufo-Addo como um político "muito especial", que "não separa a democracia política da democracia social e económica" e contribuiu para que o seu país seja "um caso de democracia, de paz e de estabilidade".
Leia Também: Costa domingo na Nova Zelândia na estreia da seleção feminina no Mundial