Localidades evacuadas e mais de 800 animais retirados por fogo em Cascais

A localidade de Zambujeiro, no concelho de Cascais, onde deflagrou o incêndio, foi evacuada.

NotíciaVídeo

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
25/07/2023 17:54 ‧ 25/07/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Cascais

Um incêndio com duas frentes ativas numa zona de povoamento florestal deflagrou, esta terça-feira, na localidade do Zambujeiro, em Alcabideche, Cascais. A população da aldeia foi retirada por militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

De acordo com os dados no site da Proteção Civil, no combate às chamas estão, cerca das 23h50, 685 operacionais, apoiados por 190 veículos. No entanto, cerca de 70% do perímetro do incêndio já está dominado, adiantou à Lusa o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa cerca das 00h00 de quarta-feira.

"Ainda temos aqui longas horas de trabalho pela frente, no combate aos setores que ainda estão ativos e também em todo o trabalho de consolidação que tem de ser feito, para garantir que não há reativações", referiu Hugo Santos.

No local, durante a tarde, chegaram a operar 22 aeronaves, mas não foram registados danos em habitações nem o hospital concelhio esteve em risco.

O incêndio levou à retirada de várias pessoas de habitações, "por precaução". Foram também retirados mais de 800 animais de uma associação e canil de Cascais, tendo sido transferidos para o campo de futebol do Zambujeiro.

Contactado pela Lusa, perto das 18h30, o Centro de Apoio Social do Pisão, que também se situa nas proximidades do fogo, disse que não tinha indicações por parte das autoridades para evacuarem as instalações.

As autoridades preveem que uma mudança da direção do vento leve o incêndio florestal a avançar numa direção inversa à das zonas periurbanas.

Nove bombeiros e quatro civis feridos

Nove bombeiros sofreram ferimentos leves nos combates às chamas, maioritariamente todos por "situações de exaustão", enquanto quatro civis foram assistidos "por inalação de fumos", deu conta o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa já durante a noite.

A fonte avançou também à Lusa, mas durante a tarde, que o incêndio requeria "cuidado dado a dificuldade ao combate devido ao vento que se faz sentir naquela zona".

Já ao que a Brisa Autoestradas confirmou ao Notícias ao Minuto, o trânsito foi cortado entre os nós de Alvide e de Cascais na A5 - em ambos os sentidos. A GNR confirmou ainda à Lusa que "o trânsito está a ser desviado para a Autoestrada 16 (A16)".

Vários vídeos partilhados por internautas na rede social Twitter mostram a dimensão do incêndio:

[Notícia atualizada às 00h19]

Leia Também: Esteja atento! Risco máximo de incêndio em mais de 20 concelhos do país

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas