Incêndio. Habitações sem danos até às 19h30 no concelho de Cascais

O incêndio florestal que lavra desde hoje à tarde no concelho de Cascais não causou até às 19h30 danos em habitações, nem estava a colocar em risco o hospital concelhio, segundo um balanço feito pela Proteção Civil.

Notícia

© Luis Fernando Salgue / Twitter

Lusa
25/07/2023 20:41 ‧ 25/07/2023 por Lusa

País

Alcabideche

Em declarações aos jornalistas, o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos, adiantou que o incêndio, iniciado na freguesia de Alcabideche e para o qual foi dado alerta às 16h58, levou à retirada de várias pessoas de habitações, "por precaução".

"Neste momento a prioridade é salvaguardar as pessoas e as habitações. Não temos conhecimento de nenhuma habitação ardida. De qualquer forma, estamos a proceder já a um levantamento nas áreas onde é possível aceder em segurança", referiu Hugo Santos, no posto de comando, pelas 19h30.

O responsável explicou que o vento "está a ser o grande inimigo" no combate ao incêndio e descartou a necessidade de evacuar o Hospital de Cascais (também na freguesia de Alcabideche), ainda que esteja próximo do local onde o fogo lavra.

"O Hospital de Cascais está na direção da coluna de fumo, mas não corre qualquer risco, nem para os utentes do hospital, nem para os colaboradores", apontou.

Hugo Santos reconheceu que nas próximas horas o combate será dificultado pelo vento e pela "necessidade constante de reposicionar meios".

"As próximas horas vão ser horas muito difíceis. Primeiro para conseguir dominar o incêndio e depois fazer uma consolidação através de máquinas de rasto", explicou.

Relativamente às vias interrompidas, foi cortada a circulação na Autoestrada5 (A5) e feitos alguns "cortes pontuais" nos caminhos circundantes. Fonte da GNR tinha já indicado à Lusa que a A5 foi cortada entre os nós de Alvide e Cascais, nos dois sentidos.

O incêndio, para o qual foi dado alerta às 16h58 na localidade de Zambujeiro, numa zona de serra, estava pelas 20h10 a ser combatido por 469 operacionais, apoiados por 133 veículos e 13 meios aéreos.

A GNR indicou que tem estado a evacuar a aldeia de Zambujeiro. O fogo tem lavrado na serra, mas em direção à malha urbana mais densa.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa indicou ainda que um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros por inalação de fumos.

Leia Também: Incêndio. Evacuada localidade de Zambujeiro no concelho de Cascais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas