Portugueses suspeitos de matar em Espanha são irmãos e têm antecedentes

Fizeram-se passar por peregrinos para fugir às autoridades, mas acabaram detidos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
26/07/2023 15:55 ‧ 26/07/2023 por Notícias ao Minuto

País

Espanha

Os dois portugueses que foram detidos em Espanha, esta semana, por serem suspeitos do homicídio de uma mulher, já tinham antecedentes criminais naquele país e tentaram fugir fazendo-se passar por peregrinos. 

De acordo com o diário espanhol ABC, que cita declarações de Virginia Barcones, delegada do governo em Castela e Leão, os dois detidos, de nacionalidade portuguesa, são irmãos e têm 46 anos. 

Com o objetivo de "fugir à justiça" fizeram-se passar por peregrinos. Contudo, a Guardia Civil, juntamente com a colaboração dos cidadãos, acabou por seguir a pista de que estes iriam tentar passar "despercebidos" num dos Caminhos de Santiago.

Os homens acabaram por ser detidos, dois dias depois de a vítima ter sido encontrada, em  San Justo de la Vega, a cerca de 60 quilómetros do local do crime.

Os suspeitos já tinham antecedentes criminais em Espanha por crimes contra as pessoas e o património e as autoridades espanholas aguardam agora que a polícia portuguesa informe sobre o possível cadastro dos homens no seu país de origem.

De realçar que o corpo da vítima, identificada como Katia Santamarta, foi encontrado na tarde de domingo, com sinais de violência, dentro de um poço, em Reliegos, onde vivia, depois de o seu desaparecimento ser denunciado à Guardia Civil por uma amiga.

Segundo a imprensa espanhola, os suspeitos residiam com a vítima no momento do seu desaparecimento e tinham deixado de ser vistos na sexta-feira.

A mulher acolhia, temporariamente, algumas pessoas na sua casa. Em troca do acolhimento, estas pessoas ajudavam num espaço de cultivo de produtos biológicos. 

Os portugueses serão presentes, esta quarta-feira, a tribunal.

Leia Também: Dois portugueses suspeitos de envolvimento em morte de mulher em Espanha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas