"Tourada" em Vila Viçosa com logo da JMJ. Jornada não aprova (nem proíbe)
Autarquia alega que evento foi pedido pelos jovens franceses que vai receber.
© iStock
País JMJLisboa2023
A Câmara Municipal de Vila Viçosa anunciou nas suas redes sociais a realização de uma "demonstração tauromáquica" na praça de touros daquela localidade, no dia 1 de agosto de 2023, inserida nas iniciativas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa.
Alegam - também nas redes sociais- que o evento foi pensado "após o desafio lançado por um grupo de 700 jovens franceses, que irão estar em Vila Viçosa de 30 de Julho a 2 de Agosto".
Sabe-se agora que a organização da JMJ, cujo logo aparece inclusive no cartaz do evento, de nada sabia.
A denúncia foi feita pela Plataforma Basta de Touradas que indagou a organização e partilhou o conteúdo da resposta com o Notícias ao Minuto. Assim, fica a saber-se que a organização da JMJ "não foi consultada, nem para a organização, nem para a divulgação deste evento".
Mais ainda, e segundo a JMJ, nem o COD (Comité Organizador Diocesano) de Évora, nem o COP (Comité Organizador Paroquial) de Vila Viçosa têm responsabilidade, "nem foram envolvidos na organização da referida tourada". Mais ainda, "o evento não consta do programa geral da JMJ daquela paróquia, nem consta da programação geral dos Dias das Dioceses, que decorrem até dia 31 de julho".
Também não foi pedida autorização para a utilização do logotipo e na realidade, "a realização deste evento era desconhecida até circular a foto de que tivemos conhecimento a partir das redes sociais".
A organização reitera que continuará "a trabalhar para que as JMJ sejam um encontro de alegria e de fé para os jovens de todo o mundo", mas em nenhum momento se opõe ou refere que proibirá o evento.
O Notícias ao Minuto contactou a autarquia para mais esclarecimentos mas, até ao momento, não foi possível obter resposta.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, que se realiza de 1 a 6 de agosto e conta com a presença do Papa Francisco.
Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. O Papa, o primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 2 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.
Leia Também: JMJ? Bordalo II estende "passadeira da vergonha" e critica milhões gastos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com