A Polícia de Segurança Pública (PSP), alertou, este sábado, sobre os cuidados a ter nas deslocações durante a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, dando alguns conselhos aos cidadãos.
Perante a esperada de milhares de peregrinos na cidade "que levará a diversos constrangimentos e limitações na circulação de trânsito pedonal e de veículos", a autoridade sugere, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "que planeie atempadamente a sua deslocação e que privilegie a deslocação apeada ou em transportes públicos".
"Se optar pela deslocação apeada, caminhe em fila indiana, pelos passeios ou pela berma contrária ao sentido de trânsito", refere a PSP, sugerindo ainda que "utilize roupas claras, equipamento refletor e de iluminação para poder ser visto pelos condutores". Enquanto caminha, a polícia realça que deve "utilizar auscultadores ou equipamentos que o façam abstrair do ambiente à sua volta"
No caso de optar pela deslocação em transportes públicos, aquela força policial aconselha que "procure adquirir os bilhetes com antecedência de forma a evitar esperas e filas prolongadas".
Se é residente ou trabalhador na área abrangida pelos perímetros de segurança, "deve munir-se de cartão de cidadão e comprovativo de morada ou declaração da entidade patronal para poder circular nas zonas com limitações de acesso", lê-se na nota.
Caso utilize a sua viatura, a PSP sugere que "planeie a viagem com antecedência, verifique os itinerários a utilizar, bem como os condicionamentos de trânsito e locais de parqueamento". "Para sua segurança, não deixe bens visíveis no interior da viatura e certifique-se que esta fica devidamente trancada", frisa ainda.
Leia Também: JMJ. Uma pessoa detida e 11 impedidas de entrar em Portugal na 6.ª-feira