Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Sta. Maria pagará Uber a médicos que farão partos no S. Francisco Xavier

A medida vigorará a partir de 1 de agosto e aplicar-se-á aos profissionais de saúde que prestarão serviço nas urgências de obstetrícia, sempre em função das escalas do mês.

Sta. Maria pagará Uber a médicos que farão partos no S. Francisco Xavier
Notícias ao Minuto

23:26 - 30/07/23 por Ema Gil Pires

País Saúde

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), do qual faz parte o Hospital de Santa Maria, proporcionará vouchers Uber para os profissionais de saúde que, já a partir do início do mês de agosto, prestarão serviço nas urgências de obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier. A informação foi primeiramente avançada pelo jornal Público e posteriormente confirmada pelo Notícias ao Minuto.

"O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte confirma que providenciou transporte para as equipas de profissionais que, durante o tempo em que decorrerem as obras de ampliação e requalificação da Maternidade do Hospital de Santa Maria, irão prestar serviços no Hospital de São Francisco Xavier", confirmou o centro hospitalar citado, em resposta às questões endereçadas pelo Notícias ao Minuto sobre o tema.

Segundo o jornal Público, a informação foi avançada aos profissionais do Hospital de Santa Maria por via de uma nota interna, que explicava que a medida vigorará a partir de 1 de agosto e aplicar-se-á aos profissionais de saúde que prestarão serviço nas urgências de obstetrícia, sempre em função das escalas do mês.

A mesma fonte revelou ainda que apenas são aceites, no âmbito deste apoio, as viagens UberX Saver - devido ao seu preço mais acessível - e que cada voucher apenas é válido para viagens com distância máxima de 10 quilómetros, que equivale à distância entre os dois hospitais em causa.

A nota interna explicava ainda que os vouchers seriam distribuídos diariamente, num máximo de dois por dia (no caso das viagens com destino ao Hospital de São Francisco Xavier). No caso das viagens com partida dessa mesma unidade hospitalar, os médicos e enfermeiros apenas terão direito a um voucher.

Importa lembrar que está previsto que em agosto e setembro - enquanto o bloco de partos do Hospital de Santa Maria estiver fechado para obras - os serviços de obstetrícia fiquem concentrados no Hospital São Francisco Xavier, de forma ininterrupta durante sete dias por semana.

Os médicos do departamento de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Santa Maria serão chamados, assim, a desempenhar as suas funções no referido hospital. Porém, em carta enviada no início da semana ao diretor interino do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução do Santa Maria, os profissionais argumentaram “não estarem asseguradas as condições para reforçar a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier a partir de 1 de agosto”.

Leia Também: Dezenas de pessoas sofrem intoxicação alimentar em casamento. Idosa morre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório