O segundo dia do Papa Francisco em Portugal promete a mesma emoção e agitação que se testemunhou no primeiro, esta quarta-feira.
Com a agenda do Santo Padre prevista começar às 9h, Lisboa promete estar novamente 'inundada' de peregrinos e pessoas que querem ver Francisco à sua passagem.
A Câmara Municipal de Cascais tentou facilitar a vida a estas pessoas, elaborando alguns pontos de referência a partir dos quais será possível ver o Santo Padre.
Segundo uma publicação partilhada no Facebook, são estes os pontos:
- Edifício Cruzeiro, Estoril;
- Passeio ao longo da Marginal (do Hotel Intercontinental até ao CascaisVilla);
- Jardim Visconde da Luz;
- Baía de Cascais;
- Cidadela;
- Centro Cultural de Cascais.
As deslocações do Sumo Pontífice vão, devido à segurança, obrigar ao corte da circulação de trânsito em alguns locais, assim como à proibição de estacionamentos no centro da vila de Cascais.
Quais os condicionamentos?
Os cortes de trânsito irão ocorrer na Avenida da República (entre a rotunda Comendador Joaquim Baraona e a rotunda João Paulo II), na Avenida Vasco da Gama (entre a Avenida da República e a Avenida Emídio Navarro), na Rua Conde Ferreira, Rua Latino Coelho, Rua do Gama, Rua dos Navegantes, Largo da Assunção, Rua da Vitória, Rua Gomes Freire, Rua Marques Leal Pancada, Rua Sacadura Cabral e Rua Gago Coutinho.
Haverá igualmente cortes na Rua Júlio Pereira de Melo, Rua José Ignácio Roquette, Rua Freitas Reis, Rua Luís Xavier Palmeirim, Avenida Dom Carlos I, Passeio Dom Luís I e Alameda dos Combatentes da Grande Guerra.
Além de cortes de vias, a visita do Papa a Cascais vai implicar também proibições de estacionamento no centro da vila, a partir das 20h00 de hoje e até às 13h00 de quinta-feira.
Durante este período será proibido estacionar na Avenida da República, Rua Latino Coelho, Rua Conde Ferreira, Rua Gomes Freire, Largo da Assunção, Rua Júlio Pereira de Melo, Rua José Inácio Roquette e Rua Sacadura Cabral.
Haverá também condicionamento da circulação de pessoas entre as 08h00 e as 12h30 nas ruas Vasco da Gama, Rua Conde Ferreira, Latino Coelho e Gomes Freire.
"O acesso de moradores à área condicionada à circulação de pessoas será permitido mediante apresentação de comprovativo de morada, acompanhado do cartão de cidadão", indica a autarquia.
A agenda para quinta-feira
Depois do encontro, às 9h, com jovens universitários, na Universidade Católica Portuguesa, Santo Padre segue para um encontro com os jovens Scholas Occurrentes, na sede de Scholas Occurrentes de Cascais. É também até aqui que Francisco vai percorrer mural de 3,5km e pintar o último traço em Cascais.
"O Papa vai fazer um último traço no mural", intitulado 'A vida entre os mundos', explicou Francisco Martin, diretor em Portugal da Scholas Occurrentes, organização criada em 2001 pelo então arcebispo de Buenos Aires e que o Papa Francisco visita na quinta-feira de manhã.
Já para a parte da tarde, deverá acontecer uma cerimónia de acolhimento, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, às 17h45
Leia Também: Papa Francisco reuniu-se com grupo de vítimas de abusos