Calor aperta na reta final da JMJ. Eis as recomendações da DGS
Prevê-se um aumento da temperatura na capital a partir de 4 de agosto.
© REUTERS/Violeta Santos Moura
País JMJLisboa2023
A Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou, esta quinta-feira, várias recomendações para os peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, onde se espera um aumento das temperaturas nos próximos dias.
Na sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima em Lisboa deverá situar-se entre 32ºC e 34ºC. Já durante o fim de semana, a mesma deverá estar entre os 37ºC e os 40ºC.
Face a esta previsão para os dias da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023), a DGS recomenda a adoção das seguintes medidas:
- Sempre que possível, procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
- Beber água, pelo menos 1,5 litros/dia, sendo que em dias de maior calor deverá reforçar o consumo. Beber sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Optar por refeições leves e frescas;
- Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;
- Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
- Escolher as horas de menor calor para grandes deslocações;
- Fazer pausas frequentes durante o dia, descansando e dormindo;
- Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida;
- Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24
A DGS produziu ainda "um conjunto de materiais informativos com recomendações para proteção contra o calor" que podem ser consultados aqui e aqui.
Lisboa em alerta laranja
O IPMA indicou, também esta quinta-feira, que o aviso laranja para o distrito de Lisboa vai estar ativo a partir das 00h00 de sábado. O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Também a Proteção Civil deixou avisos relativamente às condições meteorológicas que vamos ter nos próximos dias, alertando que "qualquer pequena ocorrência poderá tornar-se numa grande ocorrência". Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil, adiantou que haverá uma mudança no quadro meteorológico nos próximos dias com um aumento da temperatura e uma redução dos níveis de humidade.
Agenda preenchida
O Papa Francisco vai estar no sábado de manhã em Fátima, Santarém, distrito que o IMPA colocou em aviso amarelo (terceiro da escala) devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O IMPA prevê para Fátima, no sábado, uma temperatura de 34 graus.
Já à noite, tem uma vigília com os jovens, no Parque Tejo, em Lisboa. Às 9h00 de domingo, celebra a missa para o dia JMJ, no mesmo local, e às 16h30 participa num encontro de voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés.
Lisboa está a ser palco da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco e que, até domingo, reúne mais de um milhão de peregrinos de todo o mundo.
Leia Também: JMJ. Encontro de hoje do Papa com jovens pode juntar até 400 mil pessoas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com