Calor coloca Lisboa sob aviso vermelho no domingo, último dia da JMJ
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje em aviso vermelho para o distrito de Lisboa entre as 10h00 e as 18h00 de domingo devido ao calor, prevendo-se temperaturas entre 39 e 41 graus celsius.
© REUTERS/Violeta Santos Moura
País IPMA
Segundo o IPMA, no domingo e na segunda-feira, as temperaturas na cidade de Lisboa podem atingir valores entre 39 e 41 graus, enquanto a temperatura mínima irá variar entre 20 e 22 graus.
Em comunicado, o IPMA justifica o aviso vermelho com a "persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima".
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três e indica Situação meteorológica de risco extremo.
No domingo termina a Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa, estando prevista para esse dia a missa de envio, celebrada pelo Papa Francisco no Parque Tejo entre as 09:00 e as 11:00.
Na quinta-feira, Mário Silvestre, um dos adjuntos de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aconselhou as pessoas que estão a participar na JMJ a beber muita água e a usar protetor solar e chapéus.
Além disso, disse que poderá ser acionado um sistema de nebulização que, em caso de necessidade, pode ser acionado durante a missa de domingo para ajudar os peregrinos da JMJ a enfrentarem o calor.
No comunicado, o IPMA indica que as condições meteorológicas em Portugal continente "deverão alterar-se significativamente" a partir de hoje, sendo esperado tempo quente e seco.
Assim, entre domingo e quinta-feira, a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40 graus na maior parte do território, "podendo atingir pontualmente 44 no interior".
Em Fátima, onde o Papa Francisco estará no sábado, prevê-se nesse dia que a temperatura máxima varie entre 34 e 36 graus.
O Papa está em Lisboa para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que termina no domingo.
São esperadas mais de um milhão de pessoas nos eventos da JMJ.
[Notícia atualizada às 20h57]
Leia Também: Resposta a fogos e à JMJ? "Houve o cuidado de ter estruturas paralelas"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com