Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Incêndios. Ponderada "ativação da declaração da situação de alerta"

Portugal tem sido assolado por vários incêndios ao longo dos últimos dias.

Incêndios. Ponderada "ativação da declaração da situação de alerta"
Notícias ao Minuto

19:44 - 06/08/23 por Marta Amorim com Lusa

País Incêndios

Patrícia Gaspar revelou hoje aos jornalistas que está a ser ponderada a "ativação da declaração da situação de alerta", tendo em conta as projeções meteorológicas para os próximos dias. 

"Da avaliação que temos vindo a fazer com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adivinham-se dias, a partir de amanhã [segunda-feira], com um cenário meteorológico também complexo", afirmou Patrícia Gaspar, em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

A secretária de Estado da Proteção Civil referiu que estão a ser feitas as últimas avaliações entre a ANEPC e o IPMA para que se tome uma decisão, "ainda durante o dia de hoje", quanto à "possibilidade de emissão de uma declaração de situação de alerta em função da confirmação deste quadro meteorológico para os próximos dias".

A governante explicou que a declaração de situação de alerta "é um instrumento excecional que deve ser usado, obviamente, sempre que adequado e sempre que a situação assim o determine".

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para "temperaturas acima da média para esta altura do ano, dias muito quentes", bem como "níveis de humidade relativa durante o dia muito baixos, inferior a 10% em grande parte do território nacional", e o vento deverá manter-se no quadrante leste, sendo difícil de gerir no que toca aos incêndios rurais, indicou a secretária de Estado da Proteção Civil.

"A única região que, praticamente, sai imune deste quadro meteorológico é o Alto Minho, portanto vamos de facto enfrentar aqui dias difíceis", declarou.

Questionada pelos jornalistas, a responsável garantiu que o combate aos incêndios não foi afetada pela afetação de meio para a JMJ. 

Mais de 200 operacionais e um meio aéreo combatem um incêndio que deflagrou cerca das 16:00 em Loures, distrito de Lisboa, e que já levou ao corte da Autoestrada 8 (A8), no sentido norte-sul, informou fonte da Proteção Civil.

Outros incêndios, em Odemira, Castelo Branco ou Ourém têm preocupado nos últimos dias. 

[Notícia atualizada às 20h22]

Leia Também: Incêndios em Castelo Branco e Odemira ainda preocupam Proteção Civil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório