Incêndios. Ponderada "ativação da declaração da situação de alerta"

Portugal tem sido assolado por vários incêndios ao longo dos últimos dias.

Notícia

© Global Imagens

Marta Amorim com Lusa
06/08/2023 19:44 ‧ 06/08/2023 por Marta Amorim com Lusa

País

Incêndios

Patrícia Gaspar revelou hoje aos jornalistas que está a ser ponderada a "ativação da declaração da situação de alerta", tendo em conta as projeções meteorológicas para os próximos dias. 

"Da avaliação que temos vindo a fazer com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adivinham-se dias, a partir de amanhã [segunda-feira], com um cenário meteorológico também complexo", afirmou Patrícia Gaspar, em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

A secretária de Estado da Proteção Civil referiu que estão a ser feitas as últimas avaliações entre a ANEPC e o IPMA para que se tome uma decisão, "ainda durante o dia de hoje", quanto à "possibilidade de emissão de uma declaração de situação de alerta em função da confirmação deste quadro meteorológico para os próximos dias".

A governante explicou que a declaração de situação de alerta "é um instrumento excecional que deve ser usado, obviamente, sempre que adequado e sempre que a situação assim o determine".

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para "temperaturas acima da média para esta altura do ano, dias muito quentes", bem como "níveis de humidade relativa durante o dia muito baixos, inferior a 10% em grande parte do território nacional", e o vento deverá manter-se no quadrante leste, sendo difícil de gerir no que toca aos incêndios rurais, indicou a secretária de Estado da Proteção Civil.

"A única região que, praticamente, sai imune deste quadro meteorológico é o Alto Minho, portanto vamos de facto enfrentar aqui dias difíceis", declarou.

Questionada pelos jornalistas, a responsável garantiu que o combate aos incêndios não foi afetada pela afetação de meio para a JMJ. 

Mais de 200 operacionais e um meio aéreo combatem um incêndio que deflagrou cerca das 16:00 em Loures, distrito de Lisboa, e que já levou ao corte da Autoestrada 8 (A8), no sentido norte-sul, informou fonte da Proteção Civil.

Outros incêndios, em Odemira, Castelo Branco ou Ourém têm preocupado nos últimos dias. 

[Notícia atualizada às 20h22]

Leia Também: Incêndios em Castelo Branco e Odemira ainda preocupam Proteção Civil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas