"É uma pessoa muito dedicada, num lugar que é muito difícil, e encontrou o bom tom. É muito simples, é muito direto, é muito frontal", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que falava à TVI e RTP numa praia do Algarve.
O chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas disse conhecer bem Rui Valério, "porque ele há anos que é o bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança", pelo que se encontravam "permanentemente em acontecimentos ligados às Forças Armadas, sobretudo".
"Dedicou-se muito a esta missão e eu agradeço, como Comandante Supremo das Forças Armadas, o que fez estes anos e espero que tenha todas as felicidades possíveis numa missão que é muito difícil, que é a missão de patriarca de Lisboa", afirmou.
O Presidente da República realçou igualmente que Rui Valério "uma formação também feita lá fora e é muito terra-a-terra".
Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu também ao cardeal Manuel Clemente, que foi patriarca de Lisboa durante uma década.
O chefe de Estado salientou que a JMJ, que decorreu em Lisboa na última semana, "correu muito bem" e disse ter tido oportunidade de agradecer ao cardeal, bem como ao presidente da Conferência Episcopal e ao presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, e bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, "que muito provavelmente irá para Roma para estar próximo do Papa".
O Vaticano anunciou hoje a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.
Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima.
Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.
Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.
O Patriarcado de Lisboa, em nota publicada na sua página na Internet, informou, entretanto, que Rui Valério vai tomar posse da diocese no dia 02 de setembro, sábado, às 11:00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido.
A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 03 de setembro, às 16:00, no Mosteiro dos Jerónimos.
Leia Também: Diocese das Forças Armadas agradece ao novo patriarca "serviço prestado"