Madeira candidata Procissão das Cinzas a Património Cultural Imaterial

O Governo da Madeira vai candidatar a 'Procissão das Cinzas em Câmara de Lobos' ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, indicou hoje a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, promotora da candidatura.

Notícia

© Zed Jameson/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
18/08/2023 16:04 ‧ 18/08/2023 por Lusa

País

Procissão das Cinzas

"Na ilha da Madeira, este cortejo processional está associado à Venerável Ordem Terceira de Penitência de São Francisco, sediada no Convento de São Bernardino, e à paróquia de Santa Cecília, em Câmara de Lobos [concelho contíguo ao Funchal a oeste]", refere a secretaria regional em comunicado.

A candidatura ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial será apresentada publicamente na terça-feira, 22 de agosto, no Convento de São Bernardino, com a presença do secretário da tutela, Eduardo Jesus.

A Procissão das Cinzas é uma expressão cultural de penitência, de origem seráfica, que marca o advento da Quaresma e a sua prática proliferou desde o século XVII em Portugal e Espanha na sequência da expansão dos impérios ibéricos durante a Idade Moderna.

A candidatura da Madeira conta com o apoio do município de Câmara de Lobos, da paróquia de Santa Cecília, do Convento de São Bernardino/Ordem dos Frades Menores e da comunidade detentora desta manifestação cultural.

Leia Também: Promulgados diplomas sobre reorganização do setor do património cultural

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas