O Infarmed suspendeu a comercialização do lote A2010295 do dispositivo médico cateter endovenoso com aletas sem sistema de segurança e com porta de injeção, referência 1002.26, do fabricante Polybond India PVT, Ltd.
A decisão foi tomada no "âmbito de uma ação de fiscalização dirigida a cateteres endovenosos, cuja comercialização em Portugal foi notificada ao Infarmed".
Apurou-se que "a extremidade distal do produto testado laboratorialmente se apresentava irregular, podendo assim causar traumas nos vasos durante a sua utilização".
O Infarmed apontou ainda que "a superfície externa do comprimento efetivo do cateter apresentou irregularidades".
Segundo informação disponibilizada pelo distribuidor deste dispositivo, "à data ainda não foi efetuada nenhuma disponibilização do referido dispositivo médico no mercado nacional, estando todas as unidades adquiridas segregadas em stock", pode ler-se na nota citada.
"No entanto, atendendo à livre circulação de produtos com marcação CE no espaço da União, e à eventual possibilidade de aquisição de produtos através que outros canais (por exemplo, através de plataformas online), por razões de precaução e zelo pela saúde pública, o Infarmed determinou a suspensão imediata da comercialização" do referido lote deste dispositivo médico.
Leia Também: Doença valvular cardíaca: A idade 'pesa' no coração