Incêndio em Nelas com "uma frente ativa" depois de um "dia muito difícil"
Depois de uma tarde complicada, a chegada da noite e a redução das temperaturas estão a ajudar o combate ao fogo. Quatro operacionais tiveram de ser assistidos.
© Global Imagens
País Incêndios
Depois de um "dia muito difícil", o combate às chamas no concelho de Nelas está a ceder e a trazer resultados, com as autoridades locais esperançosas que o fogo entre em fase de consolidação e de rescaldo ao longo da madrugada e do dia de amanhã.
Num balanço à comunicação social, Miguel David, comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, explicou que o incêndio tem neste momento uma frente ativa, com 1.200 metros, que se encontra "já muito partida e a ceder ao combate à ação com intervenções das máquinas de rasto e meios terrestres".
Já foram dominadas três frentes de combate.
"Dia difícil" e seis pessoas assistidas
"Houve algumas casas que estiveram expostas, não só ao fumo, mas também dada a ação do incêndio. Estamos num dia particularmente difícil, as autoridades decretaram a situação de estado de alerta especial no âmbito vermelho e foi feita a emissão do SMS de alerta à nossa comunidade. Não foi ao acaso, confirmaram-se um conjunto de condições muito favoráveis à propagação do incêndio. E como podemos constatar, o combate durante o dia foi muito difícil, chegaram a estar empenhados 13 meios aéreos, e para terem uma ideia, só hoje, na região de Viseu-Dão-Lafões, tivemos 12 incêndios rurais, a envolver 1.115 operacionais e 333 veículo", explicou.
Durante a tarde, o fogo causou grandes preocupações na região e obrigou a que seis pessoas fossem assistidas, incluindo dois civis. Miguel David esclareceu que "cinco pessoas foram transportadas à unidade hospitalar devido a golpes de calor e por questões de inalação de fumo".
Grávida e crianças retiradas
"Registaram-se ainda quatro pessoas que foram retiradas por precaução devido a ansiedade, nada de relação direta com o incêndio, e que estão neste momento através do Serviço Municipal de Proteção Civil", apontou. As quatro pessoas em causa são uma mulher grávida e três crianças, que ainda assim se encontravam numa zona distante das chamas.
À hora do balanço, encontravam-se no local 462 operacionais, apoiados por 142 veículos e quatro máquinas de rasto.
O apelo aos cidadãos
Miguel David deixou ainda um apelo aos cidadãos e à comunicação social, alertando que o dia de quinta-feira será de "grande consolidação e rescaldo, de grande presença no terreno, mas um dia em que queremos aproveitar a oportunidade que os senhores jornalistas nos dão para pedir às pessoas que tenham comportamentos responsáveis, nomeadamente na utilização de máquinas na floresta, no uso do fogo, porque podemos evitar ignições".
"Se todos tivermos comportamentos preventivos, a tarefa para todos fica mais fácil", reiterou.
[Notícia atualizada às 23h23]
Leia Também: Incêndio em Nelas leva a deslocar 16 pessoas das suas residências
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com