O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem e apreendeu três viaturas de automóveis de gama média-alta, no âmbito de uma investigação a uma rede organizada e dedicada ao furto, viciação, falsificação e receptação de veículos e peças automóveis.
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a autoridade referiu que deu cumprimento a cinco mandados de busca domiciliários e 16 mandados de busca não domiciliários, após uma "intensa e metódica investigação de um ano".
"Os investigadores almejaram reunir indícios fortes de que um conjunto de pessoas se dedicava como modo de vida ao sistemático furto, viciação e falsificação de viaturas e peças automóveis com recursos a materiais profissionais e tecnologicamente avançados", indicou a PSP.
No decurso das buscas, foi possível apreender "três viaturas automóveis de gama média-alta, duas delas viciadas e uma delas com matrículas falsas" e "mais de uma centena de componentes automóveis com suspeitas de terem sido furtados e usados em esquemas de viciação", além de uma caçadeira e cinco cartuchos de 12 mm.
O detido, suspeito de vários crimes de falsificação e recetação automóvel, tem já "um vasto historial de crimes graves e violentos, nomeadamente no quadro de crimes patrimoniais e inclusive com penas condenatórias de prisão efetiva" e será presente a primeiro interrogatório judicial para que lhe sejam aplicadas medidas de coação.
Leia Também: Jovem de 22 anos detido após agredir PSP com pontapé e soco