A Câmara Municipal de Lisboa (CML) iluminou-se de amarelo e azul, esta quinta-feira, para assinalar o Dia da Independência da Ucrânia.
A imagem do edifício foi partilhada esta noite nas redes sociais da autarquia, os responsáveis lembram: "A data celebra a Declaração de Independência da Ucrânia, que decorreu a 24 de agosto de 1991".
A publicação da CML foi partilhada no Facebook da Embaixada da Ucrânia na República Portuguesa, que agradeceu o gesto. "Obrigado, Portugal! Obrigado, Lisboa".
A celebração coincide com o último dia de visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Ucrânia, a primeira desde que a guerra no país começou, a 24 de fevereiro de 2022.
Marcelo demonstrou o seu apoio e surpreendeu os presentes nestes dois dias de visita, onde se encontrou com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky - enquanto no primeiro dia, na quarta-feira, foi o primeiro chefe de Estado a entrar numa trincheira neste âmbito, hoje discursou em ucraniano, garantindo que o país estavo ao lado de Kyiv e da independência almejada.
Leia Também: Morte de Prigozhin? "Acho completamente irrelevante", diz Marcelo