De acordo com a autoridade de estatística, as quatro vias expresso da ilha também registaram um aumento significativo do tráfego em 2024, mais 8,7% face ao ano anterior, com 7.300 veículos em circulação por dia.
A Via Rápida, uma das estradas mais movimentadas da Madeira, tem uma extensão de 37 quilómetros, ao longo da costa sul, estabelecendo a ligação entre os municípios da Ribeira Brava, na zona oeste da ilha, e Machico, na zona leste, passando por Câmara de Lobos, Funchal e Santa Cruz.
As vias expresso são compostas por quatro troços, numa extensão total de 68,96 quilómetros, estabelecendo as ligações rodoviárias entre Machico e São Jorge, na costa norte; São Vicente e Porto Moniz, dois concelhos da costa norte; Ribeira Brava e Ponta do Pargo, na zona oeste; e Ribeira Brava e São Vicente.
"Foi a evolução do tráfego de ligeiros (+5,4% na Via Rápida; +8,8% nas Vias Expresso) a determinar a variação global, pois a reduzida expressão do tráfego dos veículos pesados (respetivamente, 2,2% e 2,0% do total) pouco condicionou a evolução do indicador no seu conjunto (+1,7% na Via Rápida; +3,3% nas Vias Expresso)", explica a DREM.
Leia Também: Hospitais da Madeira realizaram 374 mil atendimentos em consulta externa