A Câmara Municipal de Lisboa (CML) recorreu, esta sexta-feira, a uma publicação na rede social Twitter para fazer um apelo à população. "Dê sangue, salve vidas", pode ler-se.
No seu apelo, a autarquia endereçou uma questão aos seguidores: "Sabia que com uma única dádiva de sangue pode salvar até 3 vidas?"
A Câmara Municipal encabeçada por Carlos Moedas destacou ainda que a "dádiva é importante" - especialmente no "verão, com o período de férias", pois "torna-se mais difícil manter as reservas de sangue em níveis adequados".
Na imagem que acompanha a publicação, a autarquia lembra que "só precisa de" 30 minutos, ter mais de 50 quilogramas de peso e ser saudável para dar sangue, num período em que também "as elevadas temperaturas contribuem para uma menor afluência dos dadores".
Sabia que com uma única dádiva de sangue pode salvar até 3 vidas?
— Lisboa (@CamaraLisboa) August 25, 2023
No verão, com o período de férias, torna-se mais difícil manter as reservas de sangue em níveis adequados. A sua dádiva é importante.
Dê sangue, salve vidas.
ℹ https://t.co/ryJPbyfxgs#Lisboa #saude pic.twitter.com/fFpZouLGSC
O apelo surge depois de o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e a federação de dadores terem alertado, no início da semana, que as reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo eram suficientes apenas para dois dias.
Leia Também: Falta de sangue. "Tem de haver outra estratégia no que toca à colheita"