Um adolescente foi morto e várias pessoas ficaram feridas na sequência de um tiroteio em pleno jogo de futebol americano, que se estava a realizar entre duas equipas escolares no estado norte-americano do Oklahoma na sexta-feira à noite.
Dois homens terão começado a discutir na bancada da equipa visitante, no estádio da escola secundária de Choctaw, no Oklahoma, quando alguém ou várias pessoas começaram a disparar, segundo contou o chefe do corpo policial à ABC News, Kelly Marshall.
O incidente ocorreu durante o terceiro período do jogo entre a escola secundária de Choctaw e a escola secundária de Del City, ambas no estado conservador do Oklahoma.
Um jovem de 16 anos foi atingido na zona da virilha e morreu pouco depois devido aos ferimentos. A polícia avançou que não se tratava de um estudante das duas escolas e, por isso, não seria um jogador em campo.
Entretanto, o rapaz foi identificado como Cordae Carter.
Não foi feita qualquer detenção, mas a polícia esclareceu que há um suspeito a monte. A Uvalde Foundation for Kids, que foi criada após o massacre escolar em Uvalde e que procura alertar para o perigo do elevado número de armas de fogo para a comunidade escolar nos Estados Unidos, adiantou que irá oferecer uma recompensa a quem tiver informações que levem à detenção do suspeito.
"Num estádio cheio de espectadores e alunos, alguém saberá alguma coisa", afirmou a associação, através do Twitter. Também foi anunciada uma campanha de recolha de donativos para ajudar a família de Cordae Carter a pagar os custos funerários.
The family of Cordae Carter, 16, confirmed he was the victim who died in Friday night's shooting during a football game in Choctaw. “He was an amazing young man," said Gloria Johnson, Cordae's aunt.
— The Uvalde Foundation For Kids (@Uvalde4kids) August 28, 2023
Uvalde Foundation For Kids GOFUNDME:https://t.co/NcaaSAIOGg@koconews @kfor pic.twitter.com/zm3C42qYaS
Duas outras pessoas ficaram baleadas e foram internadas num hospital local. Um dos feridos é um homem de 42 anos, que foi alvejado no peito, encontrando-se estável na unidade de cuidados intensivos após uma cirurgia de emergência. A outra vítima é uma mulher, cuja idade não foi divulgada, que foi atingida na coxa e já recebeu alta.
No total, foram encontradas duas armas de fogo e oito cartuchos. Um agente policial que acompanhou a equipa de Del City também terá disparado a sua arma, e as autoridades estatais do Oklahoma estão a investigar a ação do agente.
Há ainda duas outras vítimas a registar - duas raparigas que foram identificadas como estudantes -, que terão ficado magoadas quando tentavam fugir do local, sofrendo de fraturas nos pulsos e numa perna.
O momento foi captado por uma televisão online, que mostrou os jogadores a aperceberem-se do incidente após ouvirem os tiros. Alguns começaram a correr para fora do campo, enquanto que outros agacharam-se e deitaram-se no relvado.
Alertamos que o som dos disparos pode ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.
Tragic: A 16 year old was shot and killed during a shooting at a high school football game in Choctaw, Oklahoma.
— JPAFootball (@jasrifootball) August 26, 2023
Rest in peace
Something needs to change. pic.twitter.com/r0tWsckzRa
Leia Também: Vigília em Jacksonville pede combate ao racismo e assobia Ron DeSantis