O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou o facto de o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, ter tentado falar ucraniano durante a sua visita à Ucrânia.
Num excerto da entrevista que Zelensky deu à RTP, e que será transmitida na íntegra na noite desta terça-feira, o presidente ucraniano não se mostrou surpreendido e destacou que Marcelo é "uma pessoa com muito carisma".
"Não me surpreendeu, gostei imenso", disse.
"O Presidente [Marcelo] é uma pessoa com muito carisma e ele sente a voz do povo. Não só do seu povo, mas também do nosso", acrescentou, destacando que ambos estão, "como dizem os músicos, em uníssono". "Desta forma, conseguiremos tudo", destacou.
"No Dia da Independência da Ucrânia, o Presidente tentou falar ucraniano, não esteve mal, tinha algum sotaque, mas penso que isso é uma questão de tempo. Em qualquer caso, isso significa respeito pela Ucrânia da parte dele e nós apreciamos muito", rematou.
Note-se que, durante o discurso em questão, o Presidente da República dirigiu-se em ucraniano ao homólogo Volodymyr Zelensky e militares para assegurar que Portugal vai apoiar sempre a independência do país.
Para surpresa dos convidados, Marcelo fez a intervenção toda, de pouco mais de um minuto, em ucraniano, sendo várias vezes aplaudido.
Leia Também: "O povo ucraniano não se ajoelhará". Kyiv deixa 'recado' a parceiros