Outono "não vai colmatar falta de água". Será "mais seco e ameno"
Previsões feitas pelo meteorologia e climatologista Mário Marques.
© Getty Images
País Meteorologia
Setembro está a ser um mês atípico para a Europa Central e do Norte, onde uma vaga de calor atingiu vários países, batendo alguns recordes em temperaturas máximas para esta altura do ano.
Contudo, em Portugal, segundo o meteorologia e climatologista Mário Marques, os termómetros têm estado dentro do expectável.
Mas o que podemos esperar do outono? Segundo o especialista, o outono de 2023 "poderá ser mais seco, apesar de haver uma ou outra semana que poderá haver alguma instabilidade".
"A primeira metade tende a que seja mais seca e mais amena. Apesar de para a segunda quinzena deste mês, na terceira semana, tenhamos alguma instabilidade vinda do Atlântico, que provocará alguma precipitação, o que é bom para que os fogos possam dar tréguas", salientou Mário Marques numa entrevista dada ao programa 'Esta Manhã', da TVI.
Para o meteorologista, "este outono não vem colmatar a falta de água" em Portugal que é, tal como sublinhou, "muita".
"Poderá minimizar mas, pelo menos até meados de outubro, não há uma tendência para que chova bastante, pelo contrário, outubro poderá ser um mês com pouco dias de chuva, chuva abaixo da média", afirmou, acrescentando, no entanto, que "a temperatura, pelo contrário, poderá ficar acima".
Leia Também: Verão foi o "mais quente" jamais registado no Hemisfério Norte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com