Formação de 60 pilotos de helicópteros até 2029 custará mais de 4 milhões
O Governo autorizou a Força Aérea a gastar mais de quatro milhões de euros na formação de 60 pilotos de helicópteros até 2029, de acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República.
© Getty Images
País Diário da República
Lisboa, 13 set 2023 (Lusa) - O Governo autorizou a Força Aérea a gastar mais de quatro milhões de euros na formação de 60 pilotos de helicópteros até 2029, de acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República.
No despacho assinado pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, lê-se que "a operação dos novos meios aéreos, plasmada no Plano de Implementação da Capacidade de Meios Próprios do Estado para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios, vai exigir, faseadamente e até 2029, a disponibilidade de 60 pilotos de helicópteros".
"Competindo à Força Aérea o comando e gestão centralizados dos meios aéreos de combate a incêndios florestais por meios próprios do Estado ou outros que sejam sazonalmente necessários", continua o despacho, "revela-se necessário prover à formação de pilotos de asa rotativa a fim de garantir o cumprimento das necessidades que vierem a ser identificadas em cada ano".
Neste contexto, a ministra da Defesa Nacional autorizou a Força Aérea a "realizar a despesa com a aquisição dos serviços de instrução em pilotagem de helicópteros, com vista à obtenção do Curso de Piloto de Helicópteros" até ao montante máximo de 4,3 milhões de euros, a financiar através de verbas "inscritas e a inscrever no orçamento da Força Aérea, na Lei de Programação Militar".
Leia Também: Portugal pode ajudar Ucrânia com desminagem, mas pedido ainda não chegou
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com