Habitação? "Governo fará o que pode para encontrar uma solução"

O Presidente da República mostrou-se confiante nas medidas que serão apresentadas pelo Governo na próxima semana, afirmando que tem a "certeza que irão mitigar" o aumento das taxas de juro.

Notícia

© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
15/09/2023 22:20 ‧ 15/09/2023 por Notícias ao Minuto

País

Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, esta sexta-feira, ter a "certeza que o Governo fará o que pode para encontrar uma solução" para colmatar o aumento das taxas de juro no crédito à habitação.

"Tenho a certeza que o Governo fará o que pode para encontrar uma solução e, por aquilo que me disseram, quer fazê-lo rapidamente", disse, em declarações aos jornalistas, em Toronto, no Canadá.

O chefe de Estado - que se encontra numa visita oficial ao Canadá até ao próximo domingo e depois participará na 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nos Estados Unidos - afirmou que "quando regressar" o Governo já terá "condições de anunciar as medidas", que tem a "certeza que irão mitigar" o aumento das taxas de juro.

A decisão do Banco Central Europeu (BCE) em aumentar, novamente, as taxas de juro é "uma dor de cabeça de todos os governos, e também do Governo português e de todos os portugueses que têm crédito à habitação", considerou Marcelo.

Sublinhe-se que o ministro das Finanças, Fernando Medina, confirmou, esta sexta-feira, que o Governo está a trabalhar para estabilizar as prestações de quem tem crédito à habitação por um período de tempo. Estas medidas serão aprovadas já na próxima semana. 

Já a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, adiantou que em causa estão "dois âmbitos de ação": o "reforço dos apoios já criados" e "uma tentativa da estabilização das taxas de juro". 

"Estes são os dois focos em que estamos a trabalhar. Na próxima semana, com os diplomas aprovados e a discussão feita, teremos mais condições, obviamente, de definir e apresentar a medida em concreto", frisou.

Leia Também: Medidas de apoio à Habitação? "Todas as soluções estão em cima da mesa"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas