Vacinação contra a Covid-19 e gripe. Tudo o que precisa saber

Atenção às novidades da campanha de vacinação outono-inverno 2023-2024.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/09/2023 11:15 ‧ 18/09/2023 por Notícias ao Minuto

País

Vacinas

A campanha de vacinação para a gripe sazonal e para a Covid-19 arranca na próxima semana, a 29 de setembro, e há várias novidades a ter em conta. Este ano, os utentes serão, na sua maioria, vacinados nas farmácias e terão de realizar agendamento. Apenas as pessoas com comorbilidades de risco até aos 60 anos serão convocadas pelos centros de saúde.

Pela primeira vez, a vacina da gripe é também gratuita para pessoas com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, uma medida que abrange cerca de 700 mil pessoas.

Quem são os grupos prioritários?

Tal como nas anteriores campanhas contra a gripe e contra a Covid-19, os grupos prioritários para a vacinação outono-inverno 2023-2024 inclui as pessoas com 60 ou mais anos de idade ou com comorbilidades de risco, ou seja, que apresentam maior risco de doença grave quando associadas a estas infeções, os profissionais de saúde e os profissionais que trabalhem em lares de idosos.

Segundo a norma da DGS para esta campanha de vacinação sazonal, divulgada na quinta-feira, serão ainda vacinadas as grávidas, os estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e os prestadores de cuidados a pessoas dependentes. Haverá ainda vacinação nas prisões.

Quais as patologias de risco?

Entre as patologias de risco estão as neoplasias malignas ativas, a transplantação, infeção por VIH, doenças neurológicas, doenças mentais, doença hepática crónica, diabetes, obesidade, doenças inflamatórias, autoimunes e crónicas e pessoas sob terapêutica crónica com medicamentos biológicos. Estão igualmente incluídas a doença cardiovascular (insuficiência cardíaca, miocardiopatias, hipertensão pulmonar e doença coronária / enfarte agudo do miocárdio), as doenças renal crónica, pulmonar crónica e outras como, por exemplo, a trissomia 21.

A campanha sazonal abrange também a recomendação de vacinação primária das crianças entre os 6 meses e os 4 anos com patologias de risco.

Neste momento, a vacinação sazonal abrange apenas os grupos acima referidos. "Fora dos grupos elegíveis, podem ser vacinadas contra a gripe as pessoas que tiverem prescrição médica, sendo a vacina comparticipada", refere a DGS.

Tenho mais de 60 anos, não posso ser vacinado no meu centro de saúde?

Pode. Um cidadão com 60 ou mais anos pode ser vacinado num centro de saúde se assim o desejar, apesar de a vacinação destas faixas etárias ser preferencialmente realizada nas farmácias.

Posso receber as duas vacinas em simultâneo?

A administração simultânea das vacinas contra a gripe sazonal e contra a Covid-19 continua a ser uma estratégia das autoridades de saúde, uma vez que contribui para a maior adesão à vacinação de ambos os vírus.

Os utentes poderão assim optar por receber as duas vacinas em simultâneo ou então, se preferirem, receberem em dias diferentes.

Como posso agendar a minha vacina?

Os utentes com 60 ou mais anos devem realizar o agendamento da vacinação diretamente nas farmácias comunitárias ou através da plataforma online disponível para o efeito.

Quem teve Covid-19 há menos de três meses pode ser vacinado?

Quem teve Covid-19 há menos três meses não deve ser vacinado. Contudo, não existem questões de segurança associada à vacinação contra a Covid-19 em pessoas recentemente infetadas, pelo que não se recomendam medidas adicionais que atestem uma infeção prévia.

Ao todo, as autoridades de saúde estimam vacinar entre 1,9 e 2,6 milhões de pessoas contra a Covid-19 e contra a gripe.

Leia Também: Vacinação nas farmácias custará cerca de 11,5 milhões de euros ao SNS

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas