Ensino Superior. Mais de 20 instituições apoiadas para combater abandono

Mais de 20 instituições de ensino superior receberam financiamento para desenvolver projetos no âmbito da segunda fase do programa de combate ao abandono, depois de o Governo já ter apoiado, no início do ano, outras 24 universidades e politécnicos.

Notícia

© Shutter Stock 

Lusa
19/09/2023 14:08 ‧ 19/09/2023 por Lusa

País

ensino superior

A segunda fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior foi lançada em maio e, segundo anunciou hoje o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram aprovadas as candidaturas de mais de 20 instituições, públicas e privadas.

"Com esta segunda fase de candidaturas, o Governo pretendeu alargar o incentivo ao desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso", refere o comunicado.

Na segunda fase, foram financiadas em cerca de 3,7 milhões de euros universidades e politécnicos da Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que não tinham sido incluídas na primeira fase.

O objetivo do programa é que as instituições adotem práticas inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação e reforcem as "práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa, bem como a implementação de programas de tutoria e mentoria".

Na primeira fase, concluída no início do ano, já tinham sido financiadas, em cerca de 6,6 milhões de euros, 24 instituições das chamadas regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo), uma vez que o financiamento era garantido pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano.

"Consideradas as duas fases o programa já atribuiu este ano mais de 10 milhões de euros para reduzir o abandono no ensino superior", sublinha a tutela.

Destinada, sobretudo, aos alunos inscritos pela primeira vez no ensino superior, o executivo sublinha que se trata de uma "iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono".

Leia Também: Houve 8.190 estudantes colocados na 2.ª fase de acesso ao Ensino Superior

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas