E se um incêndio brotar na sua residência? Para que se mantenha em segurança e saiba como proceder, a Proteção Civil elaborou uma lista de recomendações, tendo ressalvado que “a primeira prioridade é certificar-se de que ninguém corre perigo e contactar os bombeiros”.
Depois desse passo, o organismo apontou, na rede social Facebook, que “poderá tentar extinguir ou retardar” a propagação das chamas, mediante a tomada de algumas medidas.
Entre estas, a Proteção Civil aconselhou a que “desligue a eletricidade e feche a válvula de segurança do gás”, bem como as portas e janelas.
“Acautelando a sua segurança, afaste os materiais inflamáveis e combustíveis que estejam mais próximos do fogo” e, “se possuir um extintor, retire a cavilha de segurança e aproxime-se do foco de incêndio”.
“Coloque-se no lado mais próximo da porta, prima o manípulo e dirija o jato para a base das chamas, varrendo lentamente toda a superfície incendiada”, descreveu.
Finalmente, a Proteção Civil aconselhou a que não tente combater o incêndio se as chamas estiverem a alastrar, devendo, ao invés, sair de casa e aguardar a chegada dos bombeiros.
Leia Também: Portugal registou mais de 7 mil fogos até setembro