O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações a Katalin Karicó e Drew Weissman, a dupla agraciada com o prémio Nobel da Medicina de 2023, pelo seu trabalho no âmbito das vacinas de ARN mensageiro (ARNm, ou ARNm, na sigla em inglês).
Marcelo Rebelo de Sousa "felicita Katalin Karicó e Drew Weissman, a quem acaba de ser atribuído o Prémio Nobel da Medicina, pelo trabalho que conduziu às vacinas de mRNA, e a quem, no ano passado, entregou o prémio Bial Award, instituído pela farmacêutica portuguesa do mesmo nome", lê-se numa nota publicada no website oficial da Presidência.
Karicó e Weissman foram considerados os "heróis da pandemia", devido ao seu contributo no desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra a Covid-19.
Em comunicado, a Assembleia do Nobel argumentou ontem que "as descobertas dos dois vencedores foram fundamentais para o desenvolvimento de vacinas eficazes de ARNm contra a Covid-19 durante a pandemia que começou no início de 2020" e que, "através das suas descobertas inovadoras, [...] os laureados contribuíram para a taxa sem precedentes de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos".
Leia Também: Von der Leyen realça trabalho pioneiro de vencedores do Nobel da Medicina