O primeiro-ministro António Costa ressaltou esta quinta-feira, o dia em que se comemora 113 anos desde a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, declarando que é "uma data especial" e deve ser "vivida com respeito pela história".
"O 5 de Outubro é sempre uma data especial, que merece ser celebrada e vivida com respeito pela história, determinação na ação e esperança no futuro", afirmou Costa numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
"Viva a República! Viva Portugal", destacou ainda o chefe do Governo.
O 5 de outubro é sempre uma data especial, que merece ser celebrada e vivida com respeito pela história, determinação na ação e esperança no futuro. Viva a República! Viva #Portugal!#5deoutubro pic.twitter.com/RwnPRf5e7u
— António Costa (@antoniocostapm) October 5, 2023
De recordar que se comemoram, esta quinta-feira, os 113 anos desde a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910.
Desde os Paços do Concelho, em Lisboa - o local onde aconteceu o marco histórico - o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, discursaram. Marcelo deixou alertas para a necessidade de não "deixar morrer" a liberdade e afirmou: "Ou as instituições internacionais ou domésticas mudarão a bem, ou a mal, tarde e atabalhoadamente."
Já Carlos Moedas surpreendeu com o anúncio de que a Câmara Municipal de Lisboa vai organizar um evento comemorativo do 25 de Novembro de 1975. Para além desse anúncio garantiu a António Costa que "pode contar" com a autarquia para dar respostas a problemas sociais locais, como seja "olhar para os mais idosos”.
Reagindo aos discursos, António Costa, que estava de partida para Granada, onde iria reunir com vários líderes europeus, não comentou os apontamentos à governação, discutindo apenas sobre os contornos da eventual adesão da Ucrânia à União Europeia.
Leia Também: Marcelo avisa que instituições ou "mudam a bem ou mudarão a mal"