Mais um fim de semana de caos nos hospitais. Eis os mais 'problemáticos'
Veja aqui os principais serviços e unidades encerradas nos próximos dias. Principal motivo é a recusa dos médicos em fazer mais horas extraordinárias.
© GlobalImagens
País SNS
O facto de mais de 2.000 médicos terem entregado pedidos de escusa às horas extraordinárias, de acordo com dados da Federação Nacional dos Médicos, está a levar a encerramentos de urgências e fortes constrangimentos nos hospitais de todo o país.
Esta sexta-feira, foi a vez do maior hospital do país, o Santa Maria, que ativou o plano de contingência devido à grande afluência às urgências, apelando para que apenas recorram à urgência os doentes que necessitam de cuidados urgentes e emergentes.
No passado fim de semana, a Ordem dos Médicos alertou para uma "crise sem precedentes", pedindo uma reunião urgente ao ministro da Saúde para encontrar soluções imediatas que coloquem fim ao que classificou de "grave situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS)" atravessa.
Veja (ou reveja) os principais constrangimentos que se vão sentir em unidades do SNS este fim de semana:
- Maternidade do hospital da Guarda
O bloco de partos e a Urgência de Obstetrícia/Ginecologia do hospital da Guarda encerrarão entre as 9h de sábado e as 9h de domingo, por falta de médicos nas escalas, confirmou fonte daquela unidade de saúde.
- Urgência do Hospital de Mirandela sem cirurgiões
O serviço de urgência externo da Cirurgia Geral do Hospital de Mirandela está encerrado desde as 8h de hoje até às 8h de domingo, confirmou à Lusa a porta-voz do movimento Médicos em Luta, Susana Costa.
Susana Costa adiantou ainda à Lusa que, no hospital de Bragança, "para cima de 85%" dos profissionais de Cirurgia Geral já fizeram saber não estar disponíveis para trabalhar mais horas extraordinárias.
- Hospital de Matosinhos sem cirurgia nas urgências
Esta semana, o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos já tinha decidido suspender o apoio da especialidade de Cirurgia Geral ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, às sextas, sábados e domingos até ao final de outubro.
A medida entra em vigor esta sexta-feira e o objetivo é "assegurar a qualidade e segurança dos cuidados de saúde".
- Urgência pediátrica de Chaves
A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai estar fechada até às 8h da próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, sede do CHTMAD. Esta é já a quinta vez, desde o mês de abril, que este serviço fecha em Chaves, sendo este o período em que o encerramento se prolonga por mais tempo.
- Urgência de cirurgia, ginecologia e obstetrícia e a via verde coronária em Leiria
A urgência de cirurgia em Leiria está encerrada desde quinta e até à próxima segunda-feira, confirmou à Lusa fonte da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), resultado da recusa dos médicos em exceder as 150 horas de trabalho suplementar.
Estima-se que o mesmo se repita, pelo menos, "nas restantes sextas, sábados e domingos deste mês", conforme adiantou Sandra Hilário, dirigente da Fnam em Leiria.
A mesma responsável adiantou também que a urgência de ginecologia e obstetrícia e a via verde coronária do Hospital de Santo André vão estar encerradas no fim de semana, entre as 9h00 de sábado e as 9h00 de segunda-feira.
- Urgência de cirurgia da ULS do Alto Minho
A urgência médico-cirúrgica da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) também vai estar encerrada entre hoje e domingo devido à recusa dos médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias definidas pela lei.
Leia Também: Contingência no Santa Maria. Urgência só atenderá doentes referenciados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com