Foram administradas 316.339 vacinas contra a gripe e a Covid-19 só na primeira semana da campanha sazonal de vacinação, revelou esta segunda-feira o Governo.
Do total, 255.839 vacinas foram administradas em farmácias comunitárias e 60.500 em centros de saúde.
"Estes números representam um aumento superior a 50% no número de vacinas administradas face ao mesmo período de 2022. Durante a primeira semana da campanha de vacinação do ano passado, que aconteceu no início do mês de setembro, foram administradas 190.785 vacinas Covid + Gripe", revela o Executivo em comunicado divulgado na sua página oficial.
Cerca de 80% do total de vacinas administradas até à data foram em coadministração (Covid + gripe), estando "em linha" com os valores obtidos na campanha de vacinação sazonal do último ano.
De 2 a 4 de outubro (de segunda a quarta-feira), "o ritmo diário alcançou as 75 a 80 mil administrações diárias".
De acordo com o plano previsto, também "a vacinação nos lares já começou". "Uma vez que a vacinação de utentes está a ser feita com uma vacina específica, os registos de vacinação permitem-nos afirmar que já foram vacinados mais de 3.000 utentes", acrescenta a nota.
Já chegaram a todo o território português mais de um milhão e 400 mil vacinas contra a gripe, mais de 55% das vacinas necessárias para vacinar a população-alvo estimada.
Está previsto que "a maioria do remanescente das vacinas contra a gripe chegue até ao final do mês de outubro".
Leia Também: Covid-19. Vacinação nos Açores será feita apenas pelos centros de saúde