A depressão Aline, que passou por Portugal e seguiu em força para Espanha, deixou um rasto de caos no país, na quinta-feira. A Proteção Civil registou mais de 3400 ocorrências, sendo que a maioria ocorreu na faixa litoral, entre Lisboa e Porto.
Apesar da tempestade ter seguido caminho, o mau tempo manter-se-á, podendo verificar-se um "agravamento para domingo e segunda-feira". A partir de domingo, para além da chuva e vento, é também esperada descida das temperaturas.
Este agravamento, disse na quinta-feira André Fernandes, Comandante Nacional da Proteção Civil "carece de ainda avaliação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)".
A Proteção Civil registou entre as 22h00 de quinta-feira e as 7h00 de hoje 131 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria em Lisboa e na Área Metropolitana do Porto. "Foi uma noite bem mais calma. Tivemos 131 ocorrências em todo o território do continente relacionadas sobretudo com inundações, quedas de árvores e de estruturas. Não há vítimas a registar nem danos avultados", indicou.
Já para esta sexta-feira, segundo o IPMA, está prevista agitação marítima forte na costa ocidental até 7 metros, aguaceiros, em especial no litoral Norte e Centro, que poderão ser fortes até ao início da manhã. Conte ainda com vento forte no litoral e nas terras altas até final da manhã mas também uma descida generalizada da temperatura.
Todo o litoral norte e centro de Portugal continental estão sob aviso vermelho, o mais elevado, devido à previsão de agitação marítima. De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estão em vigor desde as 05h30 e até às 12h00.
No sábado, o país pode esperar com menos vento, mas mantêm-se os aguaceiros e os períodos de céu muito nublado. Os aguaceiros são mais prováveis no litoral das regiões Norte e Centro durante a manhã, estendendo-se às restantes regiões a partir da tarde.
No domingo, repete-se o cenário, com o IPMA a antever que a segunda-feira o vento volte a intensificar.
Leia Também: Mau tempo faz dois desalojados em Palmela