Morreu Bobi, o cão mais velho do mundo (e era português). Tinha 31 anos

O patudo foi 'coroado' pelo Guinness World Records a 1 de fevereiro de 2023, aos 30 anos e 266 dias.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/10/2023 08:06 ‧ 23/10/2023 por Notícias ao Minuto

País

Bobi

Bobi, o cão português mais velho do mundo (e de sempre), morreu aos 31 anos. O animal, que era descrito pelo tutor Leonel Costa como sendo "um anjo", "muito sociável" e "um doce", foi ‘coroado’ pelo Guinness World Records a 1 de fevereiro de 2023, aos 30 anos e 266 dias.

"Descansa em paz, amigo! Obrigada por ter tido o privilégio de te conhecer, o cão mais velho do mundo. Que vida incrível que tiveste", realçou o Le Terrier Studio, no domingo, através da rede social Instagram.

Por seu turno, Leonel Costa adiantou que Bobi estava hospitalizado há alguns dias, após terem sido detetados problemas do foro interno, segundo a SIC Notícias.

"Iniciámos um tratamento específico. No entanto, ele não resistiu. Foi uma luta dura e só um guerreiro como ele podia ter aguentado este tempo", lamentou.

E continuou: "Ficam as melhores memórias de uma longa vida onde foi feliz e principalmente fez muita gente feliz, principalmente a sua família que hoje sente que um dos seus pilares ruiu."

Bobi nasceu em Conqueiros, uma aldeia do concelho de Leiria, a 11 de maio de 1992. A sua cor de mel fez com que ficasse camuflado no meio da lenha, tenho escapado à morte, ao contrário dos três irmãos. Leonel encontrou-o e escondeu-o, o que lhe valeu um grande ralhete quando foi descoberto pelos pais, segundo contou à agência Lusa, na festa de aniversário do patudo. "Mas valeu a pena", assegurou, na altura.

Na festa, que contou com cerca de uma centena de convidados, muitos de vários pontos do mundo, não faltaram os pratos favoritos de Bobi, que só não gostava de esparguete à bolonhesa.

"Pelo Bobi vale tudo. Ele merece. […] O Bobi é um anjo. Não é um cão nada protetor. Se alguém entrar em casa, ele deixa. É muito sociável, é um doce e adora animais e pessoas", confessou Leonel Costa, que terá gastado cerca de mil euros na celebração.

De acordo com dois veterinários internacionais que estiveram na celebração, o segredo da longevidade do canídeo passava por ingerir comida de humano, pela liberdade e por ter uma vida social rica.

"Tem de ter sorte para ter os genes corretos, a casa certa, as circunstâncias corretas e amigos. O Bobi tem amigos e uma excelente família. Além disso, vive numa zona rural. Não está numa trela, nem tem coleira", apontou Peter Dobias, veterinário do Canadá, em declarações à Lusa.

Sublinhe-se que Bobi, um Rafeiro Alentejano que sempre viveu em Portugal, bateu o recorde de quase um século de Bluey, um cão pastor australiano que morreu em 1939, aos 29 anos e 5 meses de idade.

Percorra a galeria.

[Notícia atualizada às 08h18]

Leia Também: Chama-se Bobi e é o cão mais velho do mundo. Festejou hoje os 31 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas