Três cães foram resgatados depois de serem encontrados numa habitação em estado de insalubridade, na qual viviam também duas pessoas, no município do Seixal.
Os animais viviam em condições degradantes, "rodeados de lixo, dejetos, urina e parasitas", refere o IRA - Intervenção e Resgate Animal através de uma publicação na rede social Facebook.
"Esta situação foi-nos reportada pelas duas assistentes sociais que acompanhavam o caso. Uma clara situação de problemas cognitivos com acumulação de lixo - Síndrome de Diógenes", revela a associação, acrescentando que a dona dos animais foi internada na psiquiatria.
Segundo o IRA, a habitação já se tinha incendiado no passado, "colocando em risco não só a integridade dos restantes moradores, como também a saúde pública".
Foi solicitada a presença de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) no local para "decretar a apreensão dos animais, salvaguardando assim o seu bem-estar".
"Apesar da insalubridade do espaço e dos problemas dermatológicos dos animais, possivelmente devido ao permanente contacto com fezes e urina, estão bem nutridos", ressalva a associação, destacando que dois dos animais são seniores.
Os patudos vão agora ser consultados por uma equipa veterinária e receber o tratamento necessário.
Leia Também: "Situação delicada". Reservas de sangue tipo B para gatos "estão a zero"