Monitorização de fármacos para diabetes vigorará até haver "estabilidade"

A medida surge face à falta de fármacos desta classe de agonistas, motivada "pelo elevado aumento de consumo, por um lado, e pelos níveis de fornecimento por parte das empresas".

Notícia

© Shutterstock

Daniela Filipe
26/10/2023 10:40 ‧ 26/10/2023 por Daniela Filipe

País

Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) continuará a receber notificações diárias das transações de medicamentos para a diabetes e obesidade que pertencem à classe dos agonistas dos receptores GLP-1 até que se verifique uma maior “estabilidade no abastecimento” e deixem de ser verificar “constrangimentos no acesso”.

Face à falta de fármacos desta classe de agonistas, motivada “pelo elevado aumento de consumo, por um lado, e pelos níveis de fornecimento por parte das empresas”, o Infarmed notificou, a 17 de outubro, os titulares e distribuidores por grosso a operar em Portugal para que passassem “a reportar diariamente todas as transações destes medicamentos”, disse esta entidade, em declarações ao Notícias ao Minuto.

Trata-se, assim, de “uma medida que permita um melhor controlo e monitorização da atuação de todos os intervenientes no circuito do medicamento, desde o titular do medicamento, passando pela distribuição, até à farmácia”.

“Esta informação é de extrema importância para uma monitorização do abastecimento do mercado mais atempada e sistemática e do acesso dos doentes a estes medicamentos”, apontou a entidade, que ressalvou que “a medida manter-se-á até se verificar estabilidade no abastecimento e deixarem de se verificar constrangimentos no acesso”.

De notar que, na semana passada, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) alertou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) para a circulação de embalagens falsificadas de Ozempic, medicamento injetável para a diabetes. Contudo, em Portugal ainda não foram detetadas unidades falsificadas, segundo adiantou a autoridade nacional, na altura.

Leia Também: Vários internados por suspeita de toma de Ozempic falsificado na Áustria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas