Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Mais de 40 ocorrências registadas pela Proteção Civil devido ao mau tempo

Mais de 40 ocorrências foram registadas desde as 00h00 de hoje, a maioria nas regiões do Norte e Centro, devido ao mau tempo, segundo informação disponível no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Mais de 40 ocorrências registadas pela Proteção Civil devido ao mau tempo
Notícias ao Minuto

07:15 - 02/11/23 por Lusa

País Mau tempo

De acordo com a ANEPC, foram registadas mais de 40 ocorrências em todo o país, a maioria quedas de árvores e de estruturas.

ÀS 06h50, mais de 120 operacionais estavam envolvidos na resolução das várias situações causadas pelo vento forte.

Portugal continental está hoje a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Devido ao mau tempo, o IPMA colocou sete distritos de Portugal continental hoje e sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09h00 de hoje e as 15h00 de sexta-feira, devido à previsão de "ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros".

Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja, entre as 15h00 de hoje até às 00h00 de sábado, também devido à previsão de agitação marítima forte, ainda de acordo com a nota do IPMA.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).

Os distritos de Leiria, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo devido à chuva, por vezes forte, até às 09h00 de hoje

Hoje está também previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

Na região da Madeira, o efeito da depressão Ciarán irá fazer-se sentir através do aumento da agitação marítima, que será de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa a partir desse período.

Leia Também: Chuva e vento. Efeitos da depressão 'Ciarán' sentidos nas próximas horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório