MAI em diálogo com Ordem dos Psicólogos para reforçar apoio à PSP e GNR

O ministério da Administração Interna está em diálogo com a Ordem dos Psicólogos para reforçar o apoio aos elementos da PSP e da GNR, afirmou hoje o ministro, José Luís Carneiro.

Notícia

© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images

Lusa
07/11/2023 13:12 ‧ 07/11/2023 por Lusa

País

Polícias

Durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) para o setor da segurança interna, no parlamento, José Luís Carneiro admitiu que os mecanismos de apoio aos polícias têm de ser aperfeiçoados.

"Para reforçar esse mesmo apoio está em curso um diálogo com a Ordem dos Psicólogos", precisou.

José Luís Carneiro referiu também que está em curso um diálogo entre os sindicatos da PSP e associações socioprofissionais da GNR com a secretária de Estado da Administração Interna tendo "em vista aperfeiçoar o modelo de proteção social que incorporará também essas dimensões da higiene, saúde e segurança no trabalho".

O ministro avançou ainda que no ano passado se registaram 7.300 consultas nos serviços sociais e nos serviços clínicos da GNR, enquanto os serviços sociais da PSP efetuaram 13.800 consultas.

"O que demonstra que já há uma resposta", frisou, admitindo no entanto que "ela deve ser qualificada, nomeadamente em termos de prevenção".

O ministro foi questionado pelo PCP, BE, Livre e Chega sobre os problemas que os polícias da PSP e os militares da GNR enfrentam devido ao risco da profissão e quais os apoios previstos.

A deputada do PCP Alma Rivera afirmou que o Partido Comunista apresentou uma proposta para a contratação de psicólogos para apoiar a PSP e GNR.

Leia Também: Extinção do SEF? "Sistema está mais seguro" e a transição corre "bem"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas