"Enquanto não estiver esclarecido, não devo exercer cargos públicos"

"Nada ensombrará os 50 anos do 25 de abril", afiança António Costa, que falou ainda sobre um possível cargo na Europa.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/11/2023 19:15 ‧ 20/11/2023 por Notícias ao Minuto

País

António Costa

"A política não é uma carreira, é uma atividade cívica", disse António Costa esta segunda-feira quando questionado se pondera um cargo na Europa.

"Enquanto não estiver esclarecido este assunto [implicação na Operação Influencer], não devo exercer cargos públicos porque acho que é necessário preservar a integridade das instituições", asseverou aos jornalistas, na Alemanha, onde está a propósito dos 50 anos do PS. 

"Nada me pesando na minha consciência, entendo que a função que eu exercia enquanto primeiro-ministro não é compatível", acrescentou ainda, sobre a sua demissão. 

"Nada ensombrará os 50 anos do 25 de Abril"

"Nada ensombrará os 50 anos do 25 de Abril", asseverou ainda António Costa, quando questionado sobre o peso da sua demissão. 

O primeiro-ministro demissionário afiançou que "o país vai todo celebrar com grande alegria a democracia, liberdade e o progresso que a democracia e o projeto europeu permitiram que Portugal tivesse".

De recordar que o secretário-geral do PS, António Costa, encontra-se entre esta segunda-feira e terça-feira na Alemanha, para participar numa celebração do 50.º aniversário do partido, fundado na localidade de Bad Münstereifel, e cuja liderança se apresta a deixar.

António Costa, que no passado dia 7 pediu a demissão das funções de primeiro-ministro e anunciou ainda que não se recandidatará ao cargo, depois de ter sido anunciado que é alvo de um inquérito no Ministério Público (MP) junto do Supremo Tribunal de Justiça, visita a Alemanha num dos seus últimos atos como secretário-geral do PS - as eleições direitas para a sua sucessão realizam-se já dias 15 e 16 do próximo mês -, para um evento comemorativo realizado em conjunto com o partido socialista alemão, o SPD.

Leia Também: Costa? "Investigações têm de ser levadas até ao fim com celeridade"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas