O autarca Carlos Moedas foi eleito, na terça-feira, vice-presidente da da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), durante um encontro em São Paulo, no Brasil.
De acordo com um comunicado publicado no site da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a reunião decorreu com a presença de "18 cidades de 15 países" e Carlos Moedas foi eleito para o cargo para o biénio 2024/2025.
A Carlos Moedas cabe-lhe então "conduzir os destinos da UCCI conjuntamente com o alcaide de Madrid, José Luís Almeida e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, eleitos co-presidentes da UCCI", explicam os responsáveis.
"Durante a assembleia, a UCCI definiu questões estratégicas e elegeu os seus novos quadros diretivos para o período de 2024 a 2025, em que será um espaço de diálogo para que os representantes de alto nível dos governos locais da América Latina e Península Ibérica debatam os desafios, necessidades e objetivos comuns das suas gestões no contexto global", lê-se ainda na nota.
Segundo a mesma, o presidente da CML defendeu a proposta para declarar o ano de 2024 o ano da língua portuguesa no espaço das capitais ibero-americanas. A medida em questão visa "potenciar a língua portuguesa a nível global em parceria com o castelhano", e terá sido defendida também neste encontro pelos representantes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A proposta foi aprovada por unanimidade, consagrando assim o próximo ano à promoção da língua portuguesa no vasto espaço que as cidades da UCCI representam.
Fundada em 1982, a UCCI é composta por 29 cidades, de todos os países ibéricos, da América Latina e do Caribe.
Leia Também: UCCLA enaltece papel de Sara Tavares na promoção da língua portuguesa