Um grupo de estudantes e apoiantes do Movimento 'Fim Ao Fóssil' afirmaram, esta sexta-feira de manhã, que vão marchar até Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em Lisboa, com o intuito de o ocupar.
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o grupo dá conta que a manifestação, que começou às 11h na praça Camões, tem como objetivo "responsabilizar quem está a condenar o seu futuro".
Com este protesto, denominado 'Visita de Estudo', os estudantes reivindicam "o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025, fazendo deste o último inverno em que gás fóssil é utilizado para produzir eletricidade em Portugal", lê-se na nota.
"Vivemos em crise climática, provocada pela economia fóssil e consentida pelas instituições que nos deviam representar", salientou Beatriz Xavier, porta-voz desta manifestação, acrescentando que "este ministério representa a inação geral do Governo e de todas as instituições".
Segundo Beatriz, "o sistema fóssil que rege as instituições está a falhar". "Não podemos deixar que este sistema que coloca o lucro à frente das pessoas continue a existir impune", acrescenta ainda.
De recordar que os estudantes do do Movimento 'Fim Ao Fóssil' estão desde dia 13 de novembro a fazer uma onda de ações para reivindicar que o governo forme um plano de como se pode transitar para o fim do uso dos combustíveis fósseis, através de um serviço público de energias renováveis.
Veja o vídeo da manifestação - que se encontra a decorrer - na galeria acima.
Leia Também: "Apoia o sionismo genocida". Ativistas 'atacam' Universidade Lusíada