O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, assinalou, esta segunda-feira, o Dia Internacional das Migrações.
Na ótica do líder do Parlamento, Portugal tem o "dever" de "melhorar" o acolhimento dos imigrantes, "necessários ao mercado de trabalho" e à "diversidade" do nosso país.
"Os estrangeiros representam menos de 8% da população residente em Portugal. Contribuem para o nosso crescimento demográfico, para a economia e para a sustentabilidade da segurança social", começou por escrever Augusto Santos Silva numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).
"Os imigrantes são necessários ao mercado de trabalho e trazem diversidade ao nosso país. O nosso dever é melhorar o seu acolhimento. Neste Dia Internacional dos Migrantes e em todos os outros", acrescentou.
Os estrangeiros representam menos de 8% da população residente em Portugal. Contribuem para o nosso crescimento demográfico, para a economia e para a sustentabilidade da segurança social (1/2). #MigrantsDay
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) December 18, 2023
De realçar que, de acordo com dados da Pordata, o número de estrangeiros em 2022 em Portugal era de 800 mil, o dobro de há 10 anos.
Leia Também: Número de estrangeiros em Portugal duplicou em 10 anos