A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou, na noite de segunda-feira, que necessitou de recorrer a disparos de 'shotgun' durante uma intervenção na sequência de desacatos entre adeptos do Sporting CP e do FC Porto, previamente ao encontro entre as duas equipas no Estádio de Alvalade.
Segundo o comissário da PSP Artur Serafim, em declarações à RTP, os desacatos ocorreram quando um adepto do Sporting "atirou um artigo de pirotecnia que acabou por acertar" no motociclo onde seguia um outro adepto.
"O condutor saiu para 'retirar contas', digamos assim, e tivemos uma intervenção preventiva inicial, que originou que os adeptos que lá se encontravam começassem a arremessar cadeiras e garrafas contra os polícias", continuou o elemento da PSP, confirmando, quando questionado pela RTP, que foi necessário recorrer a disparos de 'shotgun'.
"Foi uma intervenção policial musculada", reiterou Artur Serafim, afirmando que a PSP não tem "forma de contabilizar neste momento" o número de disparos efetuados.
Nas redes sociais, sublinhe-se, circulam imagens de uma carga policial com os contornos acima mencionados. O Notícias ao Minuto inquiriu a PSP sobre as mesmas, mas não obteve resposta até ao momento.
Aqui está a prova em como fui agredido com duas bastonadas, sou o gajo q esta sozinho braços no ar, os valentões da @PSP_Portugal em grupo fazem isto O agressor está identificado @ainterna_pt amanhã será apresentada denúncia no MP @justica_pt pic.twitter.com/YK59rri5Je
— A Turma do Fisgas (@AFisgas) December 19, 2023
"É um processo que está a decorrer, há um relatório que vai ser produzido com essa informação. Neste momento, o que podemos dizer é que houve essa intervenção, foi necessária e foi reposta a ordem pública", concluiu.
Em comunicado enviado às redações, ainda sobre a operação policial de segurança relacionada ao Clássico de segunda-feira à noite, a PSP explicou que "durante o dia do jogo a operação policial consistiu no desencadeamento das ações de controlo, acompanhamento e monitorização dos adeptos tendo o policiamento decorrido dentro do planeado"
Nesse âmbito, foram elaborados oito autos de notícia por "posse e/ou deflagração de artigo de pirotecnia" e oito autos de notícia por "motivos diversos". Em simultâneo, foram apreendidos 10 artigos de pirotecnia.
Leia Também: 'Quente, quentinho'. As melhores imagens do Sporting-FC Porto em Alvalade