O primeiro-ministro português lamentou o tiroteio desta quinta-feira, em Praga, República Checa (ou Chéquia), enviando condolências para o povo e para os homólogos no país depois do ataque numa universidade na capital.
Através da rede social Twitter (agora X), Costa mostrou-se "profundamente chocado com o trágico tiroteio de hoje em Praga", numa mensagem em português e em inglês.
"As minhas sentidas condolências às famílias das vítimas e toda a solidariedade para com o povo e o governo checos", disse o primeiro-ministro demissionário.
Antes, já o Presidente da República tinha enviado as suas condolências ao homólogo checo, Petr Pavel, e "expressou solidariedade para com as vítimas e as suas famílias após o hediondo ataque", desejando ainda a "a rápida recuperação de todos os feridos".
Estou profundamente chocado com o trágico tiroteio de hoje em Praga.
— António Costa (@antoniocostapm) December 21, 2023
As minhas sentidas condolências às famílias das vítimas e toda a solidariedade para com o povo e o governo checos.
Um tiroteio ocorreu esta tarde numa universidade em Praga, com um atirador, um aluno no estabelecimento de ensino, a matar pelo menos 14 pessoas, acabando ele próprio por ser abatido pelas autoridades. Há dezenas de feridos registados, incluindo nove em estado grave, pelo que o número de mortos poderá ainda ser revisto.
Vários líderes europeus já manifestaram a sua solidariedade para com o povo checo, após um dos maiores ataques na história democrática da República Checa.
Leia Também: Europa une-se em "choque" após ataque "hediondo" em Praga. As reações