A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Sul e em cumprimento de mandado de detenção emanado do Ministério Público, deteve um homem, de 60 anos, por fortes indícios da prática de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual. Os crimes foram cometidos sobre um menor, fora do seu círculo familiar, e agressor e vítima são residentes no concelho de Mértola.
Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a PJ revela que os abusos sexuais terão sido consumados ao longo do mês de outubro de 2023, "tendo apenas cessado após verbalização do jovem perante a progenitora e sequente pedido de intervenção da Polícia Judiciária".
A vítima "é um jovem com 14 anos de idade e com limitações acentuadas ao nível cognitivo, situação de vulnerabilidade aproveitada pelo suspeito para perpetrar os abusos".
"As agressões sexuais verificavam-se em ambiente totalmente controlado pelo suspeito, mormente no interior de estabelecimento sua pertença, onde granjeava a privacidade necessária à consumação do crime", informa a autoridade.
Na sequência das diligências desencadeadas e em resultado do trabalho de investigação desenvolvido pela PJ, "foram recolhidos elementos probatórios que culminaram na identificação do presumível autor e ditaram a emissão de mandados de detenção pelos Serviços do Ministério Público".
O arguido irá ser presente à Autoridade Judiciária competente, para interrogatório Judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
O inquérito é dirigido pela Procuradoria do Juízo Local Criminal de Beja, 1ª Secção.
Leia Também: Detido homem de 72 anos suspeito de abusar de criança de 12