A Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou, na sexta-feira, 9.256 condutores no âmbito da Operação 'Natal e Ano Novo 2023/2024'.
De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, aquela autoridade dá conta que entre as fiscalizações realizadas, 81 condutores foram apanhados com excesso de álcool e, destes, 35 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.
Foram ainda detidas 27 pessoas por conduzirem sem carta de condução.
Foram detetadas 2.142 contraordenações rodoviárias, em que se destacam 726 por excesso de velocidade, 76 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 60 por uso indevido do telemóvel, 200 por falta de inspeção periódica obrigatória e 54 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A GNR registou 270 acidentes na sexta-feira, dos quais resultaram 4 feridos graves e 80 feridos leves.
Os militares referem que durante a operação irão continuar a fiscalizar a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, utilização indevida do telemóvel, falta de inspeção periódica obrigatória, falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.
A "Operação Natal e Ano Novo 2023" da GNR decorre até ao dia 2 de janeiro.
Leia Também: Braga terá 'hackaton' na noite de 24 de abril para pensar na democracia