"Wolfgang Schäuble será recordado pela marca indelével que deixou na história da Alemanha ao longo do seu percurso parlamentar de mais de 50 anos, tendo desempenhado um papel fundamental na reunificação do país, e pelo seu importante contributo para a integração europeia", refere uma nota de Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada na página da Presidência da República.
O antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble morreu aos 81 anos, informou hoje a sua família à agência noticiosa alemã dpa.
Wolfgang Schäuble, que ajudou a negociar a reunificação alemã em 1990, foi uma figura central no esforço para retirar a Europa da crise da dívida mais de duas décadas depois.
Wolfgang Schäuble tornou-se ministro das Finanças da chanceler Angela Merkel em outubro de 2009, pouco antes de as revelações sobre o crescente défice orçamental da Grécia desencadearem a crise que envolveu o continente europeu.
Depois de oito anos como ministro das Finanças, Schäuble consolidou o seu estatuto de estadista mais velho ao tornar-se presidente do parlamento alemão -- o último passo numa longa carreira política na linha da frente.
Leia Também: Roberta Metsola recorda Schäuble como "exemplo na política"